
Pensando no cuidado coletivo dos espaços públicos, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, acaba de lançar o Programa “Olímpia+Viva” para envolver toda a comunidade.
A iniciativa regulamenta a adoção de Praças, Rotatórias, Canteiros, Parques, Bosques e Áreas Verdes do município, para melhorias paisagísticas, possibilitando, em contrapartida, a instalação de uma placa de publicidade da marca do adotante, de acordo com o padrão visual aprovado. Essa é mais uma ação da gestão do prefeito Geninho Zuliani pensando em fortalecer as parcerias público-privadas e investir em melhorias urbanísticas para promover mais qualidade de vida à população.
Poderão participar do programa pessoas jurídicas regularmente constituídas, associações, entidades de classe, instituições de ensino, organizações não governamentais e pessoas físicas. O termo de adoção terá validade de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado.
A adoção será viabilizada por meio de protocolo de toda a documentação, conforme consta no Decreto 9.576/2025, publicado no Diário Oficial Eletrônico desta segunda-feira (09). O interessado deve informar a identificação do espaço público pretendido para adoção, apresentando a documentação comprobatória de regularidade jurídica e fiscal, quando aplicável e a proposta de plano de trabalho, contendo cronograma e detalhamento das ações de manutenção, conservação, limpeza, paisagismo, melhorias e revitalização.
As melhorias devem observar as normas ambientais, urbanísticas e de acessibilidade. Além disso, cabe à adotante a manutenção, limpeza, conservação e revitalização do espaço público adotado, entre outras responsabilidades.
A orientação é para que os interessados em participar do Programa “Olímpia+Viva” procurem a Secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente para mais informações a fim de alinhar o desenvolvimento da adoção. A secretaria fica localizada na Rua Francisco Sartori, 320 - Distrito Industrial I, e o contato pode ser feito pelo WhatsApp (17) 93300-9836 ou pelo e-mail [email protected].
Confira a íntegra do Decreto no Diário Oficial: https://dosp.com.br/