
Os trabalhos de recuperação funcional da Vicinal Natal Breda (OLP – 040) acabam de entrar em uma nova etapa das obras. Na manhã desta quarta-feira (11), as equipes estão mobilizadas próximo ao Ginásio de Esportes. Ao todo, serão recuperados 13,540 km de extensão, que ligam Olímpia à divisa do Município de Tabapuã. Um investimento de quase R$ 22 milhões, contemplado no Programa "Novas Vicinais”, do Governo do Estado.
Essa é uma das obras mais aguardadas pela população e pelos motoristas, que foi retomada, após diversos impasses burocráticos que se arrastavam há anos. Uma conquista necessária para melhorar a infraestrutura e a segurança viária.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, Engenharia e Infraestrutura, que acompanha os trabalhos, a recuperação compreende três tipos de processos. Um deles é a fresagem do pavimento, que consiste na remoção de camadas de asfalto desgastadas, sendo um passo importante de trituração do asfalto e recomposição, para preparar a superfície para a aplicação de um novo revestimento.
Outra etapa é a reciclagem do pavimento e da base, na qual é feito o reaproveitamento de materiais existentes, adicionando brita e outros componentes para formar uma nova camada que receberá o pavimento. E, por fim, com o solo danificado já restaurado e preparado, é realizado o recapeamento asfáltico. Para as obras, está sendo necessária uma paralisação temporária no trânsito, com "Pare e Siga".
Estes processos são indicados em casos, como o da Vicinal Natal Breda, para recuperar os danos sofridos pelo tempo e pela passagem de veículos mais pesados do que o suportado pela via, garantindo assim uma camada mais espessa de pavimentação e maior qualidade e durabilidade. A obra também prevê a execução de canaletas para drenagem de águas pluviais, contribuindo para melhor preservação do asfalto, evitando problemas que podem ser causados pelo excesso de água.
A obra está a cargo do DER – Departamento de Estradas de Rodagem, órgão do Estado responsável pela contratação dos serviços, com prazo de 12 meses para execução. A conquista da retomada das obras contou com o empenho do prefeito Geninho Zuliani, o apoio do deputado estadual, Carlão Pignatari, e o comprometimento do governador Tarcísio de Freitas.