O Festival Nacional do Folclore de Olímpia, considerado um dos maiores e mais importantes do país, encerrou, às 23h59 dessa quinta-feira, 25, o prazo de inscrições para os grupos interessados em se apresentar no palco da edição 2024, que será realizada de 03 a 11 de agosto.

Em 15 dias de inscrições abertas, mais de 90 grupos folclóricos, parafolclóricos e artístico-culturais locais, regionais e nacionais que desenvolvem atividades na área da dança e música, incentivando o folclore e a arte popular brasileira, enviaram a documentação necessária para efetivar a inscrição.

O processo de inscrições foi uma medida adotada, considerando as grandes proporções que o evento tem conquistado e com o intuito de promover a transparência e a oportunidade de participação, ampliando ainda a representatividade do festival perante o cenário nacional da cultura.

Ao todo, foram 95 grupos inscritos, de 20 estados das 5 regiões brasileiras, sendo 11 da região Norte, 33 do Nordeste, 24 de Sudeste, 10 do Centro-Oeste e 17 do Sul, possibilitando a formação de um vasto catálogo de grupos com as mais diversas manifestações culturais, que permitirão enriquecer ainda mais o festival.

Outro dado interessante é a quantidade de grupos interessados em participar do evento pela primeira vez. Do total, mais de 30 inscritos são inéditos, vindos de todas as regiões do país.

Para se inscrever, os proponentes foram orientados a ler atentamente o regulamento, estando cientes das responsabilidades de cada parte e das condições previstas para participação, ficando a escolha dos grupos condicionada ao atendimento e à concordância com os requisitos.

Agora, a Comissão Organizadora definirá as diretrizes de seleção dos grupos que farão parte do evento, considerando os critérios estabelecidos no regulamento e primando pela valorização da diversidade cultural, com o objetivo de abranger o maior número de regiões brasileiras representadas.

Vale ressaltar ainda que a quantidade de grupos selecionados para participar da edição de 2024, será definida pela Comissão, atendendo à proposta de programação do evento, que está sendo elaborada de forma a garantir tempo hábil para apresentação dos grupos e a ampla audiência do público.

Todos os documentos e informações enviados serão conferidos e avaliados pelos envolvidos e os selecionados preliminarmente serão comunicados até o dia 15 de fevereiro, com prazo para confirmação da participação, a fim de que os grupos participantes tenham um intervalo suficiente para se preparar e arrecadar recursos que viabilizem o deslocamento até Olímpia e para que o 60º Festival do Folclore planeje com antecedência toda a estrutura e a programação necessária para a realização da festa.

O EVENTO

A Estância Turística de Olímpia, Capital Nacional de Folclore e Terra das Águas Quentes, realiza, todos os anos, no mês de agosto, sua festa maior que reúne a cultura popular de todo o Brasil. O Festival do Folclore de Olímpia – FEFOL tem o objetivo de preservar a cultura brasileira, recebendo grupos folclóricos e parafolclóricos de todas as regiões do país, que mostram sua riqueza, costumes e tradições, no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”, o popular Recinto do Folclore.

Em 2024, a 60ª edição terá como tema “Olímpia, o Solo Sagrado da Cultura Brasileira”, em homenagem à terra natal da festa e personalidades importantes de sua história. A programação do festival conta, além de apresentações de danças e folguedos folclóricos, com palestras, gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis, mini festival, exposição de artesanato, festival de violeiros, culinária brasileira, desfile, atividades em escolas e nas ruas e muito mais.

CANAIS OFICIAIS:

http://www.folcloreolimpia.com.br    

http://www.facebook.com/folcloreolimpiaoficial

http://www.instagram.com/fefoloficial

https://www.youtube.com/@FolcloreOlímpia



Outras notícias

WhatsApp

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa [Política de Privacidade], o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.

;