
As famílias que fazem parte do Cadastro Único e ainda utilizam parabólicas tradicionais para assistir à TV têm a chance de solicitar a troca do equipamento por uma nova parabólica digital. Para quem tem direito e deseja pedir a substituição, o prazo segue aberto até o dia 30 de junho, às 20h.
A substituição é necessária porque a parabólica tradicional deixará de funcionar em breve. Quem não fizer a troca corre o risco de ficar sem acesso à programação da TV aberta via satélite. Para realizar a troca, é necessário fazer um agendamento, que pode ser feito por meio do site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404, que também recebe mensagens de texto via WhatsApp.
Ao solicitar o agendamento, a pessoa deverá informar o CPF ou o NIS (Número de Identificação Social) e preencher as informações solicitadas. Em seguida, deve escolher a data para receber a visita do técnico. Vale ressaltar que têm direito ao kit gratuito as famílias inscritas no Cadastro Único que possuam uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento.
Em Olímpia, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social está reforçando junto aos moradores a importância de fazer a solicitação. Em caso de dúvidas ou para mais informações, é possível procurar uma das três unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) disponíveis no município.
A iniciativa faz parte do Programa de Distribuição de Antenas, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que distribui kits gratuitos de antena parabólica digital para proteger os usuários que recebem sinais de TV aberta.
Até o momento, mais de 4,9 milhões de famílias em todo o Brasil já foram atendidas pelo Siga Antenado, entidade responsável pelo processo, criada por determinação da Anatel. Os gestores do Cadastro Único podem ajudar na divulgação do programa, esclarecendo à população quem tem direito à troca gratuita da antena.
Não é necessário fornecer a folha resumo ou comprovante de cadastramento para participar do programa, pois a Anatel e o Siga Antenado têm acesso aos dados do Cadastro Único para realizar a seleção das famílias beneficiárias.